sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dor no estômago

QUEIXAS DISPÉPTICAS: dor de estômago, enfartamento, saciedade, distensão, desconforto...

Dispepsia quer dizer má digestão. Chamam-se queixas dispépticas a um conjunto de sintomas relacionados com o estômago e, com frequência, desencadeados pelos alimentos: dor, desconforto, enfartamento, saciedade, distensão, eructações ( arrotos ), náuseas, vómitos ... Estes sintomas não são específicos de nenhuma doença do estômago, ou seja, podem estar relacionados com qualquer doença do estômago. Por vezes, estas queixas, são designadas genericamente por indigestão.

As possíveis causas destas queixas dispépticas podem ser:

Dispepsia Funcional ( a que os médicos de língua inglesa também chamam Dispepsia-sem-úlcera - é a causa mais frequente de queixas dispépticas).

Úlcera do duodeno

Úlcera do estômago

Erosões do estômago

Erosões do duodeno

Cancro de estômago

Gastrite crónica ? - é muito duvidoso que a gastrite crónica causada pelo Helicobacter pylori, seja causa de sintomas.

Para além destas doenças do estômago e duodeno outras doenças poderão ser causa de dor na parte alta do abdómen: Síndrome do Intestino Irritável, Litíase da Vesícula, Pancreatite, Tumores do intestino delgado e cólon, isquemia do mesentério, isquemia do miocárdio, ...

Para esclarecer qual a doença ou doenças que estão na origem das queixas dispépticas o médico, na maior parte dos casos, manda realizar uma endoscopia alta que permite observar o esófago, o estômago e o duodeno e permite ver se há uma doença orgânica que seja a causa dos sintomas: Úlcera do Duodeno ?, Úlcera do Estômago ?, erosões do estômago ou duodeno ?, tumor benigno ou maligno do estômago ?, Doença do Refluxo Gastro-esofágico ?.
Em mais de 50% das pessoas com queixas dispépticas, a observação endoscópica do estômago - endoscopia alta - não mostra nenhuma alteração ou não mostra uma alteração que justifique as queixas.
Se as queixas dispépticas persistem há mais de 4 meses e não se encontra nenhuma alteração bioquímica, endoscópica, electrocardiográfica, ecográfica, radiológica ... ) a entidade em causa é, muito provavelmente a Dispepsia Funcional, sem dúvida, a causa mais frequente de queixas dispépticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário